Classe de pintura

(Infantil II, III, IV e V)

Coordenação pedagógica: Jane Ayre Serbêto e Rose Mary Serbêto Courte

(Formadas em pedagogia, psicopedagogia e especializações em educação infantil.)

Coordenação técnico-disciplinar: Ceci de Oliveira Netto César

A Educação Infantil é uma etapa extremamente importante da vida escolar, tendo como principais objetivos o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual, emocional e social.

Nessa fase as crianças compartilham suas descobertas, aprimorando suas competências e habilidades de maneira lúdica e interdisciplinar, por meio de atividades que proporcionem o exercício do pensamento e a formação do caráter e da cidadania.

PRINCIPAIS PILARES DA ED. INFANTIL:

Aprendizagem lúdica com interações e brincadeiras, com princípios e valores cristãos, segurança, respeito e uma pedagogia afetiva. Quando a relação afetiva entre o professor e sua turma é positiva, as crianças desenvolvem melhor sua memória, autoestima, vontade e pensamento.

PROPOSTAS DE ENSINO:

Conciliado a distintas teorias (ao mais eficaz de cada uma delas), se apropriando dos seus melhores elementos, partindo do todo para as partes, nos importamos em estar dentro das atuais linhas educacionais de ensino, que resulte num aprendizado consistente, de qualidade e que prepare a criança para a continuidade de sua vida escolar.

ENSINO - O APRENDER:

Tendo em vista, a importância do “Aprender brincando” na Educação Infantil, planejamos e administramos os conteúdos, de forma interativa, lúdica, interdisciplinar e contextualizada, sempre partindo do concreto e de acordo com cada faixa etária.

O trabalho educacional é administrado, tanto coletivamente como individualmente.

São desenvolvidas em sala de aula, espaços ao ar livre, explorando os diferentes locais da Escola. E quando necessário, administraremos aulas em ambientes fora da escola, com autorização dos responsáveis.

PROPOSTAS PEDAGÓGICAS: CONHECIMENTO DE MUNDO

Estão de acordo com a BNCC (Nova organização curricular).

Trabalhamos os 5 Campos de Experiência fundamentais para o desenvolvimento das crianças. Eles são: Eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; e Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações (Movimento, música, artes dança, teatro e atividades artísticas, Linguagem, Natureza, Sociedade, Matemática).

E respeitando os seis direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar, conhecer-se.

FORMAÇÃO SOCIAL E PESSOAL:

Integramos os valores cristãos e fé cristã os mesmos estão presentes em todos os momentos do ensino aprendizagem.

Promovemos o fortalecimento e vivência da(o): Identidade, autonomia e temas transversais, que abordam valores refere à cidadania:  Ética, Saúde, Meio Ambiente, Sustentabilidade, Orientação sexual, Trabalho e Consumo e Pluralidade Cultural.

Desenvolvemos as habilidades e competências: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Repertório cultural; Comunicação;Cultura digital; Trabalho e Projeto de Vida; Argumentação; Autoconhecimento e autocuidado; Empatia e cooperação;Responsabilidade e cidadania.

Promovemos da consciência dos direitos e deveres de todo ser humano e a tomada de decisões de impacto socioambiental.

MATERIAL DIDÁTICO: SISTEMA SAE

Em parceria com organizamos nosso currículo, com propostas que aproximam o universo infantil, dos saberes cientificamente produzidos pela nossa sociedade, estimulando assim o potencial intelectual, social, motor, emocional e afetivo das crianças.

Está de acordo com a BNCC. É interativo, contextualizado, interdisciplinar, transversal, global, espiral, crescente e híbrido.

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES / AULAS ESPECIAIS:

COM PROFESSORES ESPECIALIZADOS / FORMADOS NA ÁREA.

Psicomotricidade (trabalha toda a coordenação motora do corpo)

Ballet (meninas)

Futebol ou judô (meninos)

Inglês (oralidade e atividades no livro).

PROJETOS LITERÁRIOS:

Trabalhamos também, por meio de Projetos, que conduzem as crianças a novos saberes, gerando assim possibilidades de uma aprendizagem ainda mais prazerosa, significativa e ampla.

SALA DE LEITURA INFANTIL

SACOLA LITERARIA