Ensino Infantil

Na observância das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a nossa proposta pedagógica entende que a Criança é um sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.

Temos o objetivo de garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças. Nosso trabalho envolve a participação da criança na aprendizagem, levando-o a estabelecer relações entre o que já sabe e o que está aprendendo. Para atingir esse objetivo, alguns recursos norteiam nosso trabalho:

· INTERATIVIDADE:
A criança interage o tempo todo com o seu próprio aprendizado. Ele é convidado a participar, trabalhando suas experiências, vivências e conhecimentos já adquiridos. ele pensa, responde e, aos poucos, um “novo” conceito é adquirido.

· CONTEXTUALIZAÇÃO:
Relaciona os conceitos que precisam ser transmitidos à realidade concreta do aluno.

· INTERDISCIPLINARIDADE:
O saber não é dissociado, fragmentado. Ele é abrangente a toda a realidade que nos cerca. Do mesmo modo, as disciplinas não são individualizadas. Elas se unem e se completam. Por isso, a nossa concepção de ensino privilegia a inter-relação dos conteúdos.

· TRANSVERSALIDADE:
Os temas transversais são abordados desde a Educação Infantil, visando estimular o autoconhecimento e o conhecimento do outro, para que floresça, em nossas crianças o respeito, às maneiras diferentes de ser e pensar e se consolide a convivência harmoniosa.

· TRABALHO COM AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
Visando abrir caminhos para o desenvolvimento das competências e habilidades para toda a vida. As disciplinas são utilizadas como meios para atingir esse objetivo.

· CONTEÚDOS ALINHADOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO GLOBAL:
Os conteúdos são organizados de modo a desenvolver, ao mesmo tempo, nas diversas disciplinas, as relações entre eles. Essa estratégia garante um aprendizado mais amplo e global, além de contribuir para uma maior autonomia e criticidade.

· ENSINO ASPIRAL:
Todo o material do J. Piaget foi concebido de modo a privilegiar o conhecimento prévio do aluno, ou seja, o que ele está aprendendo irá somar ao que já sabe. Os conteúdos, portanto, não se repetem, ampliam-se de modo a tornar o aprendizado mais significativo e prazeroso.

· AULAS ESPECIAIS

• Psicomotricidade (trabalha toda a coordenação motora do corpo)

• Ballet ( meninas)

• Futebol ou Judô

• Inglês ( Maternal I e II - oralmente/ Jardim I e II - oral e livro)

· CONTATO COM OS PAIS:

• Atendimento particular: Sempre que necessário (com hora marcada).

• Plantões de atendimento aos pais: Bimestralmente, entre professor e responsável pelo(a) aluno(a).

• Reunião de pais: Semestralmente

• Plantões de oração: Mensalmente.

· AVALIAÇÕES:
São realizados acompanhamentos sistemáticos nos campos: cognitivo, afetivo, motor e social, baseados em “Observações diárias, Registros semanais e Relatórios bimestrais das crianças”.
Quando necessário, a criança tem a acessoria da Capelã ou Psicóloga do colégio para melhor assistência dos alunos.
Também é feita pela “Ficha Avaliativa” do aluno, que é entregue aos responsáveis, bimestralmente, em um “Plantão de atendimento”.